Doenças
Luxação do ombro e instabilidade
A instabilidade do ombro, que corresponde às luxações e subluxações, são causas frequentes de consulta com o ortopedista. A luxação corresponde à perda do contato entre a cabeça umeral e a glenoide e necessita de uma redução imediata.
Tendinite calcária do ombro
As calcificações nos tendões do ombro são relativamente comuns. Não existe uma origem comprovada para os depósitos de cálcio no ombro. Não se sabe porque um ou mais tendões do ombro podem formar depósitos de cálcio. Sabemos que a alimentação rica em cálcio não é uma causa.
Ruptura do peitoral maior
A lesão do peitoral maior é relativamente rara, sendo mais frequentes em homens na faixa etária entre 20 e 40 anos. Pode se apresentar como uma contusão ou distensão, uma ruptura parcial ou uma ruptura completa a acometer o músculo ou tendão.
Capsulite ou "ombro congelado"
O ombro congelado é uma doença difícil de definir, de origem desconhecida, caracterizada por uma restrição da mobilidade do ombro, resultando da contratura e perda da elasticidade da cápsula da articulação do ombro.
Ruptura do manguito rotador
A ruptura do manguito rotador é um dos motivos mais frequentes de consultas ortopédicas envolvendo a região do ombro. O manguito rotador é uma estrutura formada por quatro músculos: o supraespinhal, o infraespinhal, o subescapular e o redondo menor.
Artrose do ombro
O desgaste da cartilagem da articulação do ombro é chamado de artrose glenoumeral. É uma das causas de dor e limitação dos movimentos de uma importante articulação do nosso corpo.
Lesão SLAP
As lesões SLAP são lesões da inserção do bíceps dentro da articulação do ombro. É uma lesão descoberta recentemente, sendo descrita, em 1990, por um cirurgião americano chamado Snyder.
Lesões da articulação acromioclavicular
A articulação acromioclavicular é formada pela clavícula e o acrômio. Possui discos fibrocartilagionosos e ligamentos que lhe conferem estabilidade. Essa articulação tem a função de suspender a escápula.
Síndrome do Impacto
A síndrome do impacto do ombro ocorre quando há uma diminuição do espaço subacromial, que vai produzir um atrito do acrômio com os tendões do manguito rotador, causando inflamação da bursa subacromial.