Doenças
Lesões da articulação acromioclavicular
A articulação acromioclavicular é formada pela clavícula e o acrômio. Possui discos fibrocartilagionosos e ligamentos que lhe conferem estabilidade. Essa articulação tem a função de suspender a escápula.
Ela pode ser lesada por trauma direto ou indireto, como uma queda, por exemplo, e romper seus ligamentos, levando à luxação acromioclavicular, que pode causar dor, edema, modificação do aspecto superior do ombro e perda de força. A depender do grau da luxação acromioclavicular, pode haver necessidade de correção cirúrgica.
A articulação acromioclavicular também pode sofrer uma degeneração, mais comum em pacientes idosos, mas também pode acometer pacientes mais jovens. Essa lesão causa uma dor constante na região da articulação acromioclavicular. Dor esta que, às vezes, acorda o paciente durante a noite, importunando-o e atrapalha suas atividades da vida diária.
Normalmente, fazemos tratamento conservador, com fisioterapia, medicações analgésicas e uso de corticoide. Algumas vezes, é necessário o tratamento artroscópico, com ressecção parcial da clavícula, chamada cirurgia de Munford para resolver o problema da dor. Essa degeneração da articulação acromioclavicular é chamada artrose acromioclavicular.