Doenças
Lesão SLAP
As lesões SLAP são lesões da inserção do bíceps dentro da articulação do ombro. É uma lesão descoberta recentemente, sendo descrita, em 1990, por um cirurgião americano chamado Snyder. Tem uma incidência maior em pacientes do sexo masculino, adultos jovens, desportistas, e no lado dominante. Pode ter uma correlação também com instabilidade do ombro, síndrome do impacto, lesão do manguito, cistos gangliônicos e Complexo de Buford. Em relação ao mecanismo de lesão, essas lesões são normalmente causadas por microtraumas repetitivos, forças torcionais no ombro e trauma direto.
Característica clínica – A principal queixa do paciente é de dor, algumas vezes, estalido, perda de força do ombro, bloqueio de alguns movimentos, sensação de instabilidade e, às vezes, uma dor súbita quando saca ou corta uma bola em jogo de voleibol por exemplo. Existem testes específicos feitos no exame físico, que podem sugerir uma lesão SLAP. Para complementar o exame físico, faz-se, normalmente, radiografias do ombro e ressonância nuclear magnética, normalmente com contraste.
Após suspeitar-se do diagnóstico, ele é confirmado com artroscopia do ombro, sob visualização direta, quando efetuamos o tratamento da lesão SLAP. A história do doente, junto com o exame físico e os exames de imagem são sugestivos de uma lesão SLAP. Porém, o diagnóstico só pode ser confirmado, efetivamente, durante a artroscopia do ombro. Quando se diagnostica a lesão SLAP, de acordo com o tipo de lesão encontrada, efetua-se o tratamento adequado.